Imagine um computador capaz de melhorar a si próprio. Uma máquina que, sozinha, pudesse aumentar sua memória, incrementar sua velocidade e adicionar novas capacidades de realização de tarefas mais e mais complexas. Muito legal, não é?
Saiba que esta incrível ferramenta existe e está à sua disposição: é a sua mente. Através do aprendizado podemos ampliar de maneira inimaginável as nossas próprias capacidades.

Mas e o que é realmente o aprendizado?

Muitos confundem aprendizado com a mera memorização de ideias e fórmulas. Esta é uma apenas uma dos definições de aprendizagem, também conhecida como “decoreba”. É importante, mas  bastante limitada em sua capacidade de trazer transformações relevantes em nossas vidas.

Uma maneira muito mais útil de aprender é desenvolver a capacidade de interpretar.  Fazer a conexão de ideias e ir além, criando os seus próprios conceitos.

Usando a interpretação, a memorização ganha  mais poder, assim conseguimos ampliar nossa visão de mundo e utilizar os conceitos que aprendemos.

E como podemos incrementar nossa inteligência?

Assim como um fisiculturista estimula seus músculos para deixá-los mais fortes e torneados, a inteligência também pode ser potencializada através da prática de exercícios.

Desenvolva sua capacidade de concentração.

Vivemos num mundo cercado de tantos estímulos diversos que é difícil nos concentrarmos em algo. A todo momento nossa atenção é desviada para uma nova notícia, um novo aplicativo, um alerta, um som, uma mensagem.
Tente aprender, em profundidade, a respeito de um determinado assunto. Não importa qual assunto, escolha apenas algo que você gosta, ou que lhe intriga e passe um dia inteiro ou uma semana inteira pesquisando sobre aquele assunto específico.

Exercite sua adaptabilidade.

O ser humano é a espécie com maior capacidade de adaptação do planeta. Conseguimos viver em quase todos os lugares da Terra, e até mesmo fora dela.

Isso só é possível porque somos capazes de mudar nossos comportamentos diante das adversidades.

Um exercício interessante para ampliar sua adaptabilidade é tentar entender o raciocínio de pessoas que pensam de maneira diametralmente opostas ao seu jeito de pensar.

Amplie seu repertório.

Aprenda coisas novas. Tente fazer um caminho diferente para a escola, ou para casa. Faça compras em um mercado diferente. Ou tente plantar sua própria comida. Leia um livro numa língua estrangeira.

Gostou das minhas dicas?

E você o que faz para estimular sua inteligência?